Dicas para você aumentar suas vendas com a área de suporte

Dicas para você aumentar suas vendas com a área de suporte

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Você gasta muito dinheiro em marketing, publicidade e conteúdo para fazer com que as pessoas visitem seu site e façam perguntas. E assim um cliente potencial finalmente pede o suporte sobre as tarifas ou as características do produto. Seu funcionário dá uma resposta específica e envia com cuidado um link onde você pode encontrar mais informações. Parabéns, provavelmente você acabou de perder um cliente.

Claro, mesmo que você envie um cliente potencial para o site, ainda há uma chance de que ele descubra por si mesmo e ainda compre seu serviço ou produto, mas esse é um processo complicado. Portanto, é melhor não confiar no acaso, mas pegar o touro pelos chifres e levar o cliente à venda. Então você para de perder pistas que chegam com perguntas e sai só porque não foram ajudadas a tomar uma decisão.

As ferramentas essenciais de um helpdesk típico são instruções, modelos e bases de conhecimento que eles usam para responder às perguntas dos clientes. E para organizar o suporte à venda, você precisa conhecer as etapas da venda e orientá-las ao longo delas. O suporte na maioria das vezes não segue esse caminho porque parece complicado, e também - o suporte não gosta de "vender" o produto. Ele adora ajudar, responder perguntas. Mas, na verdade, não é difícil levar a uma venda - você precisa conhecer as ferramentas específicas e usá-las. Vamos passar por todos os estágios juntos e você não verá nada complicado aqui.

Nós nos encontramos positivamente e descobrimos as necessidades

Vender quase sempre é uma emoção. Saudamos o cliente para que se sinta esperado aqui; ele é sempre bem-vindo. Não nos limitamos ao seco "Boa tarde" ou "Olá" e levamos em consideração o contexto, por exemplo:

  • O cliente diz que veio por recomendação → "Bem-vindo!"
  • O comprador declara que há muito está procurando algo parecido com o seu produto → "Que bom que eles procuraram a gente!"
  • O cliente disse que veio procurá-lo pela primeira vez, depois de ler comentários sobre você → "Obrigado pela confiança!"

Para entender exatamente o que o cliente precisa, fazemos perguntas abertas e fechadas. Quanto mais aprendermos sobre as necessidades do cliente, provavelmente seremos mais capazes de oferecer a ele exatamente o que ele procura. Não nos limitamos a responder à pergunta do cliente e colocar um link para o site onde está escrito sobre o assunto, mas cuidamos e prendemos a atenção do cliente, empurrando-o para o próximo passo.

Nesse caso, o suporte regular irá simplesmente responder que existem rosas, escolha todo o sortimento no site. E anexe um link. Você não tem controle sobre o desenvolvimento futuro dos eventos. O cliente pode escolher algo no site, fazer um pedido ou não conseguir ajuda na escolha, procure outro lugar. É aqui que o diálogo termina.

Contando sobre os benefícios do produto e respondendo às objeções

Muitas vezes acontece que o cliente inicialmente não sabe exatamente o que precisa. Fazendo perguntas, mostramos que queremos ajudá-lo. E esclarecidas as suas necessidades, podemos já oferecer a melhor opção no seu caso particular e mostrar imediatamente porque é que o nosso produto é melhor do que os outros e porque vale a pena comprar conosco. Nesta fase, o cliente começa a pesar os prós e os contras, pondera sobre a nossa proposta, hesita e quase certamente começa a objetar. O conjunto mais desafiador vem - trabalhar com objeções.

Tudo depende se essas objeções são verdadeiras ou falsas:

False excuses
Objeções verdadeiras
As razões
O cliente quer se livrar, não quer conversar, está de mau humor
O cliente tem razões reais e argumentos específicos
Exemplos
Sem tempo
Não precisa de nada
Ocupado
Pensará
Caro
Seus concorrentes têm mais barato
Eu não confio em você
O que fazer
Opção 1. Não reaja de forma alguma.

Opção 2. Pegue o gancho - ganância, vaidade, medo:"É uma pena; temos apenas uma oferta especial para buquês de rosas brancas."

Opção 3. Identifique uma objeção verdadeira:"Já encomendou a entrega de flores? Teve alguma situação desagradável?
Siga o algoritmo para trabalhar com objeções:
Consentimento:
Sim, eu entendo ...
existe tal opinião ...
Eu concordo ...
você tem razão ...
realmente ...

Transição ...
é por isso que [funciona assim para nós] ...

Argumento

Recurso / Pergunta

Para que um funcionário do suporte ao cliente resolva as objeções e explique de forma convincente por que o produto é bom e vale a pena comprar de nós, você precisa de argumentos fortes. Se ele mesmo tentar descobri-los, provavelmente o diálogo chegará a um beco sem saída – você não será capaz de convencer o cliente. Para evitar que isso aconteça, você precisa compilar uma base de conhecimento com as objeções e respostas mais frequentes e, em seguida, treinar os funcionários para usar esse banco de dados.

Em nenhum caso dispensamos o cliente e não o mandamos estudar sozinho. Se ele for embora, perderemos o controle da situação.

Oferecemos alternativas e terminamos com uma pergunta, ação ou sugestão

Depois que todas as objeções foram resolvidas, já oferecemos opções alternativas, levando em consideração essas objeções e fazendo a pergunta novamente ou pedindo uma ação para empurrar a pessoa a comprar. Se você não oferecer nada em troca, o cliente irá embora. Para evitar que isso aconteça, reforçamos o envolvimento e selecionamos a melhor opção para ele, atendendo a todos os desejos.

Nós não largamos um cliente novo

O pior resultado de uma conversa é deixar o cliente ir depois de dizer: "Tudo bem, vou pensar a respeito". Ajudaria se você encerrasse o diálogo com uma ação, uma pergunta ou uma proposta. Fazemos o possível para concluir um negócio aqui e agora, sem dar tempo para reflexão.

Tudo isso se aplica a alguns produtos e serviços simples, como uma loja online ou um salão de beleza. O serviço ou algo exclusivo não pode ser vendido imediatamente, portanto, as solicitações de clientes em potencial vão para o departamento de vendas. Mas mesmo nesse caso, o suporte pode desempenhar uma função de pré-venda e levar o cliente a escolher você, não os concorrentes. Para fazer isso, você precisa responder a sua pergunta formalmente, mas para descobrir as necessidades, segure-o pela mão e depois entregue ao gerente, que já trará o cliente novo para o negócio. Não force o cliente a agir de forma independente; ajude-o a tomar uma decisão e suas vendas crescerão exponencialmente.

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