Aviasales + Usedesk: decolando alto em meio à pandemia

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[Entrevista] Aviasales: desenhando uma equipe de#nbsp;suporte do#nbsp;zero com o#nbsp;Usedesk

[Entrevista] Aviasales: desenhando uma equipe de#nbsp;suporte do#nbsp;zero com o#nbsp;Usedesk

Conheça a empresa


Sobre a Aviasales

A Aviasales é uma plataforma de pesquisa de passagens áreas e serviços de hotelaria, com atuação no leste europeu, fundada em 2007.

Com mais de 15 milhões de usuários ativos mensalmente, é uma das maiores empresas do mundo no setor.

Canais de comunicação

A Aviasales utiliza 5 canais de comunicação para suporte aos seus clientes!

Com quem falaremos

Quase todo mundo já usou um serviço de busca de passagens aéreas.

E a Aviasales ajuda mais de 15 milhões de pessoas mensalmente a realizar as suas pesquisas - desde 2007.

Para garantir um serviço de qualidade para toda essa audiência, a empresa precisa ter um time de atendimento impecável - e com as ferramentas certas.

Nedzhdana, Líder de Atendimento ao Cliente da empresa, nos conta como tudo funciona nessa operação. Dê uma olhada com a gente!

Nezhdana Momotkova.    
Líder de Atendimento ao Cliente na Aviasales
KATIE:
Pelo que eu sei, a Aviasales não tinha uma helpdesk antes do Usedesk. Me parece complicado: uma grande empresa e com tantos usuários ativos, como vocês. Nos conte como foi o processo de decidir em implementar uma helpdesk.
NEJDANA:
A Aviasales é um mecanismo de pesquisa. Enquanto tal, nós não geramos passagens aéreas, não fazemos pagamentos diretos, não fazemos check-in, não alteramos blihetes, etc.

O viajante vai da nossa plataforma direto para a agência de viagens online ou para o site da companhia aérea e é lá que ele compra a passagem.

Apesar do esquema ser relativamente simples, nós somos constantemente abordados pelos usuários com perguntas diversas sobre as suas viagens, “Comprei uma passagem, mas ela não chegou, o que devo fazer?; “O voo foi cancelado, como posso pedir reembolso?”, são algumas dessas perguntas.

Por mais de 10 anos, nossos canais de suporte apenas direcionavam o usuário ao lugar certo para resolver suas dúvidas e problemas direto com a companhia em que ele efetuou a compra da sua passagem aérea ou seu pacote de viagem. Basicamente, transferíamos o usuário para o lugar certo.

Hoje a nossa posição é diferente. O usuário confia em nós e nós temos o expertise dentro do setor (sabemos quem contatar, sabemos como funciona o mercado de turismo).

Então, por que não ajudar nossos usuários a resolver os seus problemas? O nosso objetivo hoje é auxiliar na educação dos viajantes em relação às suas viagens e como obter a melhor experiência dentro dessa jornada. Portanto, hoje auxiliamos ativamente nossos usuários e por isso optamos por uma solução de Helpdesk.

KATIE:
Quando você conectou os canais de comunicação e viu o fluxo de chamadas - você ficou surpresa com a quantidade de solicitações?
NEJDANA:
Antes do Usedesk, utilizávamos um sistema que não nos permitia ver a imagem completa da operação. Por exemplo, as redes sociais eram operadas exclusivamente pelo time de marketing e a equipe de apoio não os monitorava como nos outros canais.

Quando mudamos para o Usedesk e configuramos todos os canais de que precisávamos. O volume foi esperado: em 3 meses, aumentou em 20%. E agora todos os canais estão conectados e temos visibilidade em todos eles.

KATIE:
Seu time de marketing é um ponto fora da curva e muito elogiado. Sua equipe de suporte tem o mesmo tom alegre ao se comunicar com os clientes? Você trabalha com rotinas de treinamentos sobre como se comunicar com os clientes?
NEJDANA:
Sim, desde o início, toda nossa empresa tem um tom de voz único. Independente do canal ou da rede social, o tratamento aos usuários é sempre marcante e especial.


O usuário confia em nós, então por que não ajudá-lo a resolver os seus problemas?

KATIE:
E hoje, quais são os recursos e ferramentas que você utiliza?
NEJDANA:
Com o Usedesk, todos os formulários de feedback dos clientes no aplicativo e no site são enviados para um só lugar, o que nos permite economizar o tempo dos nossos agentes.

Também conseguimos escrever para a agência de viagens ou para a empresa aérea responsável pelo caso do cliente por dentro da plataforma, o que é uma comodidade essencial para nós: o ticket do cliente fica “em espera” até resolvermos o problema com a agência - em um único lugar.

Assim que as explicações forem recebidas, voltamos ao cliente com a solução final. O Usedesk nos permite acompanhar o momento de geração da solicitação, o trabalho da agência e a solução do problema, unificando todas as frentes de trabalho do time de atendimento em um único lugar.

Além disso, uma das primeiras integrações que fizemos com o Usedesk foi com o AppFollow, uma ferramenta que rastreia feedback dos aplicativos nas lojas de apps como a Aple AppStore ou o Google Play.

Assim, recebemos as avaliações diretamente na plataforma do Usedesk. Configuramos algumas tags para criar a categoria “avaliação”, atribuindo uma escala para as avaliações dentro do Usedesk. Assim, com base nos relatórios do Usedesk, vemos diretamente o que os usuários não gostam e onde podemos melhorar o produto.

KATIE:
Quais são as métricas que vocês almejam hoje? Como você vai medir a satisfação do seu cliente e a eficiência do seu time?
NEJDANA:
Hoje almejamos alcançar 100% de conformidade com o SLA (o tempo de resposta) e o índice de satisfação do cliente que definimos enquanto padrão para nossa operação. Além disso, temos métricas de qualidade adicionais em conformidade com os outros processos do negócio.


Com base nos relatórios do Usedesk, vemos diretamente o que os usuários não gostam e onde podemos melhorar o produto.

KATIE:
Conte-nos algumas histórias de atendimento! Com o que o seu time de atendimento lida no dia a dia?
NEJDANA:
Um dos primeiros casos quando entrei foi de um cliente que estava em Bali. Ele chegou ao aeroporto e descobriu que havia perdido seu voo.

Mas as passagens impressas que ele comprou por uma agência parceira diziam horários diferentes de seu voo. A reação dele foi completamente compreensível: ressentimento e falta de clareza no que fazer para resolver o problema. Sem dinheiro para uma nova passagem e com o visto quase expirando, em um país estrangeiro, é desesperador.

O cliente escreveu para nós e, enquanto tentávamos descobrir o que estava acontecendo, a agência parceira colocou o cliente em um avião para Dubai e reservou um hotel para que conseguissem um voo para ele de volta para casa.

Descobrimos que o erro foi do lado da agência parceira, e conseguimos resolver a questão junto à agência para que o cliente ficasse satisfeito.

Em uma outra situação, vimos muitos usuários reclamando que algumas agências parceiras estavam cobrando valores diferentes pela passagem daquele que estava sendo exibido em nosso site, o que a princípio iria contra nossas regras de uso.

O problema é que a regra era muito confusa e tanto a agência parceira quanto os clientes não conseguiam entender completamente - e até nós mesmos ficamos confusos.

Recebendo esses feedbacks de forma estruturada, conseguimos analisar novos termos de redação e lidar com os problemas dos clientes de modo positivo!

KATIE:
Por fim, diga-nos: quais são os próximos passos e como os seus clientes podem te contatar hoje?
NEJDANA:
Por enquanto, o e-mail e as redes sociais continuam sendo os canais principais de atendimento. Em breve, planejamos introduzir o chat e os apps de mensagens para uma comunicação ainda mais rápida conosco.

Aqui é assim: a agência onde o usuário comprou deve ajudar em todos os casos - e nós nos certificaremos que isso aconteça.

O suporte é uma das joias da Aviasales junto com o preço justo - e levamos isso muito a sério ;)

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