Faça o seu cliente vibrar de satisfação com os atendimentos prestados pela sua empresa. Entenda como reduzir o tempo de resposta do seu suporte ao cliente.
É comum enviarmos mensagens para amigos ou familiares e aguardarmos longos períodos para recebermos retorno. Na vida pessoal isso não representa um problema grave, mas o tempo de resposta é vital no atendimento ao cliente.
Quanto mais rápido seu time atender uma solicitação, melhor será a experiência do consumidor com o suporte. Reduzir o período de interação nos atendimentos impacta diretamente nos resultados da empresa.
Quer saber como reduzir o tempo de resposta do seu atendimento? Não existem soluções mirabolantes e promessas milagrosas, mas com as dicas certas você pode avançar nesse projeto.
A importância do tempo de resposta no atendimento
O tempo de resposta nada mais é que o tempo de retorno para um cliente, independentemente do canal utilizado.
A estratégia omnichannel auxilia na gestão dos atendimentos e na redução dos casos de clientes que não recebem resposta. Isso é feito através da centralização e integração dos canais de atendimento em uma única plataforma, melhorando a visibilidade e eficiência do time de suporte.
Pesquisas indicam que grande parte dos consumidores dão mais valor para a qualidade do suporte do que para o próprio preço do produto ou serviço.
No ecossistema dos atendimentos, um dos parâmetros mais valorizados pelo cliente é o tempo de espera. Certamente, quanto menor a espera, maior será a pontuação nas métricas de satisfação.
Os benefícios da redução deste tempo são muitos. Confira:
- fidelização estimulada;
- boa reputação e reconhecimento no mercado;
- aumento das vendas;
- redução dos índices de reclamações;
- aumento da satisfação do cliente.
Como calcular o tempo de resposta no atendimento?
Sabemos que a matemática pode assustar. No entanto, não se preocupe, esse cálculo é bastante simples. Para calcular o tempo médio de resposta do cliente, basta realizar a média de um grupo de atendimentos, como no exemplo abaixo.
Exemplo: suponha que pretende avaliar um período em que houve cinco atendimentos:
- 1º atendimento - tempo de resposta: 5 minutos;
- 2º atendimento - tempo de resposta: 5 minutos;
- 3º atendimento - tempo de resposta: 4 minutos;
- 4º atendimento - tempo de resposta: 3 minutos;
- 5º atendimento - tempo de resposta: 3 minutos.
Somando os tempos e dividindo pela quantidade de atendimentos (5+5+4+3+3 = 20 min/5), o tempo médio de resposta é 4 minutos.
Como reduzir o tempo de resposta?
Confira nossas dicas de ouro para reduzir o tempo de resposta nos atendimentos:
Ter um SLA fidedigno
O Service Level Agreement, também chamado de contrato de nível de serviço, em português, precisa ser elaborado de maneira realista, visando atender as expectativas para evitar impasses futuros. Além disso, é essencial para trazer critérios mensuráveis às análises.
Para construir um SLA eficaz, aposte, entre outros indicadores, em:
- tempo de resposta;
- taxa de cumprimento;
- disponibilidade do seu time, principalmente em serviços online.
Por meio desse documento, que deve ser celebrado com o máximo de abrangência possível, você conseguirá estabelecer o tempo de resposta ideal, proporcionando:
- transparência;
- satisfação;
- controle sobre problemas;
- responsabilidade.
Organização
Um dos passos fundamentais para reduzir o tempo de resposta é manter a casa arrumada. Imagine que você precise sair de casa todos os dias para trabalhar, mas em cima da hora suas roupas estão bagunçadas, você não encontra os sapatos e nem a chave do carro.
Uma rotina complicada pela desorganização é uma das maiores causas da demora em realizar qualquer atividade. Assim, as etapas das operações precisam estar organizadas e as ferramentas necessárias devem se manter ao alcance das mãos do time.
Para um atendimento otimizado e produtivo, você precisará:
- estruturar os processos com etapas bem definidas e objetivas;
- manter atualizados os padrões de respostas para perguntas frequentes;
- ter informações organizadas e com nomenclaturas claras;
- garantir o fácil acesso aos dados e recursos;
- separar os atendimentos por níveis de prioridade.
Esse último, em especial, é indispensável quando se atende um volume alto de chamados. Para realizar uma escala de prioridade, é necessário entender a demanda geral do público e como sua empresa pode oferecer soluções rápidas.
Algumas dicas são:
- defina os níveis de prioridade. Baixa, média e alta prioridade são os mais comuns;
- utilize um sistema de tickets;
- automatize a triagem inicial;
- treine a equipe;
- monitore os indicadores de cada desempenho para aplicar melhorias.
Históricos
Os históricos e protocolos de atendimento têm uma relação direta com a organização. Se você é organizado, provavelmente, manterá todos eles bem guardados e terá facilidade para acessá-los.
Para isso, invista em plataformas que garantem a integração de canais e armazenamento em nuvem. Isso facilita a jornada do cliente e evita perdas de informação pelo caminho.
Manter essa documentação ajuda a reduzir o tempo de resposta, uma vez que, a partir do momento que eles estão em mãos, você não precisará acionar o cliente para solicitar informações já compartilhadas.
A comunicação contínua é um dos critérios-chave para a satisfação. Parece um procedimento simples, mas faz diferença na experiência do cliente e evita a perda de tempo.
Alinhamento da equipe
Todos os agentes devem estar na mesma página. Isso é fundamental até mesmo para unificar o tom de voz e identidade da marca.
Para alinhar seu time, seja claro nas informações e demonstre com exemplos o que deve ser feito e o que precisa ser evitado. Se o assunto abordar alguma reclamação, vá direto ao ponto e dê a solução.
Outras dicas são:
- promova treinamentos de capacitação e de uso das plataformas;
- esclareça as práticas e regras para comunicar com os clientes;
- crie oportunidades de encontros descontraídos para as pessoas da equipe se conhecerem, mesmo que seja na modalidade online, garantindo uma troca saudável de experiências;
- peça feedback dos atendentes para compreender quais são as operações em que eles encontram maiores dificuldades e que podem gerar atrasos no tempo de resposta.
Não se acomode
Mesmo que os índices das métricas de desempenho apontem resultados satisfatórios, não se acomode. Seja ousado e desafie a si próprio e o time de atendimento.
Uma boa ideia para isso é estipular metas para reduzir o tempo de resposta no atendimento.
Entretanto, vale ressaltar que é necessário ser realista e não estabelecer metas impossíveis, evitando frustrações da equipe.
Plataformas eficientes
A tecnologia inserida nos algoritmos das plataformas de atendimento é uma das grandes responsáveis por reduzir o tempo de resposta para as demandas dos clientes.
A inovação constante da automação nesse processo oferece muitos benefícios para os operadores do sistema, como:
- agilidade;
- padronização personalizada;
- direcionamento das demandas para equipes específicas;
- redução de serviços manuais;
- redução de custos operacionais por meio de equipes mais enxutas;
- possibilidade de autoatendimento;
- análise de dados.
Para isso, é fundamental que você encontre a plataforma ideal para ser sua companheira na jornada de atendimento ao cliente.
O Usedesk, desde 2014, investe em tecnologia de ponta para monitorar e reduzir o tempo de resposta no seu suporte ao redor do mundo. Oferecemos plataforma omnichannel com automação e personalização, além de possibilitar a integração com outros sistemas da empresa.
Para reduzir o tempo de resposta, comece com pequenas mudanças no dia a dia das suas operações. Tornar seu atendimento mais eficiente é fundamental para colocar seu negócio em outro patamar de excelência.
Agilize seu suporte. Conheça melhor as soluções do Usedesk!