Um bom atendimento ao cliente é uma das ferramentas mais eficientes para ganhar a confiança do público e se destacar em relação à concorrência. Estratégias que envolvem o estudo do público-alvo e a capacitação da equipe de suporte são práticas essenciais para otimizar esse processo. Conheça a importância de um bom atendimento.
Atualmente, a alta concorrência entre as empresas é uma realidade. Com a consolidação da tecnologia e processos mais inovadores, um bom atendimento ao cliente pode ser o que impulsionará seu negócio para uma posição de liderança.
Em diversos segmentos, vemos que a mercadoria ou solução vendida não é mais o diferencial para conquistar um cliente.
Mais do que nunca, vivemos em uma era de experiências. Pessoas estão em busca de se conectar com marcas de forma única e ter interações positivas.
Neste conteúdo, você entenderá os motivos do atendimento ao cliente ser a chave para ter uma empresa competitiva e bem-sucedida no mercado, e que ações você pode colocar em prática para conquistar o público. Continue a leitura!
Atendimento ao cliente para o sucesso do negócio
Em um negócio, existem vários elementos que afetam seu desempenho e promovem bons resultados, como a qualidade do produto ou solução oferecida e a efetividade das ações de marketing.
Contudo, em um mercado com uma infinidade cada vez maior de marcas, lojas virtuais e físicas, além de ofertas, uma boa experiência de compra é um aspecto definitivo para conquistar clientes e fidelizá-los.
Conforme adiantamos, atualmente, os consumidores buscam mais do que um bom produto, pois desejam ter uma interação relevante com a marca.
Por isso, um bom atendimento ao cliente é uma das ferramentas mais eficientes para ganhar a confiança do público, garantir sua retenção e, com isso, conquistar vantagens como a possibilidade de fazer upsell e aumentar o ticket médio de uma venda.
Como otimizar o atendimento ao cliente
Confira algumas iniciativas que você pode colocar em prática para ter interações significativas e manter um padrão cinco estrelas com seus clientes. Acompanhe a seguir.
Conheça o perfil do seu cliente
Quando o assunto é gerenciar um negócio, tudo começa com o mapeamento do perfil do seu público-alvo, analisando aspectos como:
- características;
- principais preferências;
- dores e dificuldades;
- expectativas.
É por meio dessas informações que você conseguirá desenvolver produtos e serviços, planejar ações de divulgação e muito mais.
Para o atendimento ao cliente, essa premissa também é verdadeira. Tenha em mente quem é seu consumidor e o que ele gosta para saber o que priorizar na hora do diálogo.
Além disso, escolha uma linguagem que faça sentido e gere conexão com seu público. Afinal, você não vai falar com um público adolescente da mesma maneira que falaria com pessoas com mais de 80 anos, por exemplo.
Portanto, saber, de forma profunda, com quem está se comunicando ajuda na escolha da melhor abordagem para uma aproximação.
Seja rápido
A agilidade na resposta é um dos principais segredos do sucesso no atendimento ao cliente. Atualmente, o mundo é dinâmico e as pessoas esperam ser atendidas cada vez mais rápido.
Por isso, mesmo que você não tenha a solução final para o problema, não deixe o cliente sem resposta por muito tempo.
Para isso, dê algum posicionamento, e comprometa-se a retornar com mais informações em um segundo momento. Traga clareza e transparência para não gerar insatisfação e afetar a experiência de compra.
Opte por uma linguagem humanizada
Mesmo com o avanço da tecnologia, nada substitui o tratamento humano e caloroso. Isso é justamente o que o cliente moderno quer: sentir que seu problema é importante e está sendo acolhido com a relevância que ele merece.
Por isso, é essencial utilizar ferramentas para otimizar o atendimento, mas também não se esquecer de preparar sua equipe para oferecer uma comunicação humanizada e com uma abordagem acolhedora para oferecer soluções eficazes.
Capacite sua equipe
Como mencionado, prepare seu time para lidar com os recursos tecnológicos e para seguir uma abordagem humana no atendimento ao cliente. O ponto-chave do sucesso é saber utilizar as ferramentas e novos recursos juntamente com conhecimento sobre o público e técnicas de comunicação para prestar um serviço de excelência.
Use dados para um atendimento personalizado
Na hora de falar com o cliente, seja qual for sua solicitação, tenha em mãos informações sobre a pessoa e seu histórico de chamadas.
Afinal, é um aborrecimento para o consumidor ter que ficar repetindo a mesma coisa toda vez que entra em contato. Assim, use um sistema que reúna dados e poupe o tempo do cliente e da equipe.
Valorize o pós-venda
O atendimento ao cliente acontece em diversos momentos, antes da compra, quando a pessoa tem dúvidas, durante e até mesmo após a conclusão da negociação.
Não deixe de prestar um excelente atendimento em todas as etapas, especialmente no pós-venda. Essa experiência positiva é fundamental para a fidelização e para uma possível recompra.
Aposte em um atendimento omnichannel
Se seu cliente quer falar com você, permita que ele faça isso da forma que achar mais conveniente. Atualmente, é comum que pessoas usem não apenas o velho conhecido telefone do SAC, mas também:
- redes sociais;
- e-mail;
- aplicativos de mensagem;
- chat online;
- formulários.
Não limite os canais de atendimento ao cliente e, pelo contrário, esteja presente em todos que fizerem sentido para sua empresa. Dessa forma, seu cliente poderá se comunicar com você quando ele precisar, de forma facilitada e ágil.
Plataforma de atendimento ao cliente como seu principal aliado
Coordenar o fluxo de chamadas e solicitações dos consumidores pode realmente ser uma tarefa desafiadora. Afinal, como entregar respostas rápidas e eficientes, atender clientes em múltiplos canais e ainda manter a linguagem e a comunicação próxima e afetiva?
A resposta está na tecnologia, por meio de uma plataforma de atendimento ao cliente, moderna e eficaz, como a do Usedesk. Essa solução aposta na automatização de processos burocráticos, integração de dados e canais e outras funcionalidades que ajudam sua equipe a prestar o melhor serviço possível.
Com a solução do Usedesk, você consegue integrar todos os canais de atendimento e oferecer uma comunicação omnichannel usando apenas uma plataforma.
Assim, todas as mensagens que você receber serão redirecionadas para o mesmo sistema e você poderá visualizar na mesma tela.
Ao mesmo tempo, a plataforma centraliza contatos, dados, respostas programadas e outras facilidades, que possibilitam uma comunicação veloz, produtiva e focada na solução e na satisfação do seu consumidor.
Portanto, com o suporte da tecnologia e de boas práticas, seu atendimento ao cliente tem tudo para atingir uma alta performance e manter sua equipe produtiva e seu público satisfeito.
Quer saber mais como isso funciona e contar com essa ferramenta no seu negócio? Conheça a solução do Usedesk e impulsione seus resultados!