Os comparativos são usados para facilitar as tomadas de decisão com grande impacto. Preparamos uma análise entre Usedesk e Zendesk para você decidir qual é a melhor plataforma de atendimento para o seu negócio.
Quando chega o momento de optar pela melhor plataforma de atendimento ao cliente, uma maneira eficiente para tomar essa decisão é fazer um comparativo. Neste artigo, vamos comparar o Usedesk com a Zendesk.
Atualmente, no segmento de atendimento ao cliente, essas duas empresas são destaque no mercado em oferecer tecnologia aliada à humanização.
Nossa intenção é criar uma análise para que você decida qual será a melhor plataforma para o momento do seu negócio, incluindo:
- custos;
- benefícios;
- funcionalidades;
- possibilidades de personalização.
Por que ter uma plataforma de atendimento ao cliente automatizada?
Contratar uma plataforma confiável que traga automação para sua rotina promove melhorias em todos os setores. As vantagens oferecidas não se limitam a um mercado, mas sim para todos os tipos de empresa. Algumas delas são:
- agilidade;
- padronização dos produtos e serviços;
- redução de custos;
- aumento da produtividade;
- redução de atividades manuais repetitivas;
- possibilidade de operar com equipes mais enxutas.
Usedesk vs. Zendesk: qual a melhor plataforma para seu negócio?
Para começar o comparativo Usedesk vs Zendesk, conheça a fundação e atuação desses dois gigantes em relacionamento com os clientes.
Zendesk
A Zendesk foi criada em 2007 na Dinamarca por três amigos. Segundo eles, a criação do nome da empresa veio da união de “Zen”, termo usado para remeter à sensação de calma, e “desk”, que significa “mesa de escritório” em inglês.
Com a união das duas palavras se formou a missão da empresa: trazer tranquilidade à realidade intensa do atendimento ao cliente.
A Zendesk hoje conta com mais de 100k clientes ativos e pagantes em todo o mundo. São mais de 1700 funcionários e ela está presente em 150 países e territórios.
No Brasil, a estreia da Zendesk aconteceu em 2013, na capital paulistana. Desde sua criação, a empresa trabalha com tecnologia de ponta para oferecer o que há de melhor no setor.
Usedesk
O Usedesk começou suas atividades em 2014, na Rússia. Sua estreia no Brasil é recente, em 2023.
A empresa foi fruto de um mau atendimento prestado para os fundadores, Sergey Budyakov e Katerina Vinohodova, por uma companhia de telecomunicações.
Por não terem em mãos o número de um protocolo, foi negado atendimento a eles, causando indignação e revolta. Dali, surgiu e cresceu a ideia de construir uma empresa focada em pessoas, e não números.
Como ambos já trabalhavam com user experience, resolveram aproveitar seus conhecimentos e montar um negócio com foco na humanização.
No Brasil, o Usedesk pretende investir até R$ 2 milhões nos próximos dois anos. Além disso, a empresa é residente no Inovabra, o ecossistema de inovação do Bradesco.
Funcionalidades e produtos
As duas organizações oferecem funcionalidades e produtos muito similares. A base de serviços é focada em oferecer soluções completas de atendimento ao cliente, de forma personalizada e flexível.
Seus principais produtos incluem:
- mensagens: e-mail, chat online, redes sociais, canais web, dispositivos móveis, históricos;
- personalização: notificações push, integrações de parceiros, identidade visual adaptada, conexões em grupo;
- automação: inteligência artificial, bots, gestão e alteração de tickets;
- monitoramento: relatórios diretos, acompanhamento das métricas de atendimento e produtividade, análises completas;
- base de conhecimento: repositório com artigos, dados e informações sobre o produto ou serviço, com níveis de permissão e customização.
Na solução do Usedesk, essas funcionalidades estão disponíveis em uma interface única, com conexão entre todos os canais da empresa. Uma plataforma omnichannel permite uma operação com SLA mais rápido e aumenta a satisfação dos clientes.
Já o Zendesk disponibiliza, além dos serviços citados, um software integrado de telefonia com acesso às informações em tempo real e recursos de voz.
Planos e preços
Você sabe quanto custa os serviços mencionados? Veja no comparativo abaixo:
Zendesk
A Zendesk disponibiliza cinco planos de pagamento para atendimento ao cliente. Se preferir, o cliente em potencial pode pedir uma avaliação gratuita.
Suite Team: R$359 por agente/mês
- Sistema de tickets;
- E-mail, chat, voz, conversas por redes sociais e muito mais;
- Central de ajuda;
- Bots padrão;
- Painéis de análise nativos;
- Mais de mil aplicativos e integrações;
- Respostas predefinidas (macros);
- Regras de negócios personalizadas (gatilhos e automações);
- Suporte online da equipe da Zendesk;
- Recursos de integração e adoção digital.
Suite Growth: R$585 por agente/mês
Tem tudo do Suite Team e mais:
- Vários formulários de ticket;
- Agentes Light;
- Acordos de nível de serviço (SLA);
- Índice de satisfação do cliente (CSAT);
- Conteúdo e suporte em vários idiomas;
- Portal de autoatendimento do cliente;
- Horário comercial.
Suite Professional: R$755 por agente/mês
Oferece o mesmo que o Suite Growth e mais:
- Análises personalizadas e em tempo real;
- Conversa paralela;
- Encaminhamento baseado em habilidades;
- Fóruns de comunidade integrados;
- Opções de localização de dados;
- Conformidade com a HIPAA;
- Acesso ao Sunshine Conversations;
- Elegível para o complemento de IA avançada.
Suite Enterprise: os valores são determinados com a ajuda de agentes, uma vez que existem condições especiais e personalizadas para cada negócio.
Engloba os serviços da Suite Professional e mais:
- Sandbox;
- Dicas de conteúdo viabilizadas por IA;
- Blocos de conteúdo;
- Funções personalizadas do agente;
- Espaços de trabalho contextuais.
Suite Enterprise Plus
O último plano é uma opção mais personalizada, que demanda um contato próximo com um agente.
Usedesk
O Usedesk oferece três planos. Você também pode fazer um teste grátis. No caso de contratar nossos serviços e não gostar da experiência, seu investimento é integralmente devolvido.
Starter: entre 1 e 5 agentes, R$100 por agente/mês
Suas funcionalidades apresentam:
- Todas as funções básicas;
- Sistema de tickets;
- Tickets ilimitados;
- SLA;
- Relatórios;
- Modelos;
- 20 Gatilhos e Automações;
- 5 canais (canais com API oficial do WhatsApp têm custo adicional);
- 10 GB de armazenamento;
- Integrações prontas;
- Divisão de agentes em diferentes grupos de atendimento.
Rocket: a partir de 3 agentes, de R$250 por R$250 por agente/mês
No investimento, está incluso:
- Todas as funções básicas;
- Sistema de tickets;
- Tickets ilimitados;
- SLA;
- Relatórios;
- Modelos;
- 150 Gatilhos e Automações;
- Canais ilimitados (API oficial do WhatsApp têm custo adicional);
- 50 GB de armazenamento;
- Integrações prontas;
- API;
- Integrações personalizadas;
- Base de conhecimento;
- Bate-papo para App Móvel;
- Gerente de conta dedicado (a partir de 10 agentes).
Premium: plano sob medida
Ideal para empresas que necessitam de soluções personalizadas para equipes com muitos agentes. O preço dependerá das suas escolhas.
Parceiros e clientes
Quando o relacionamento e os serviços são de boa qualidade, clientes e parceiros se tornam amigos e propagadores da marca.
Conheça algumas empresas que confiaram na experiência da Zendesk e do Usedesk:
Zendesk
A Zendesk tem uma lista de clientes e parceiros que muitas empresas gostariam de ter. Conheça algumas:
- Airbnb;
- Magalu;
- Telecine;
- C&A;
- Serasa;
- Loggi;
- Smiles;
- Uber.
Veja depoimentos de alguns clientes:
Khan Academy
“A capacidade de integração, flexibilidade e profundidade dos recursos da Zendesk me permitem ser criativo na forma como estamos utilizando-os. E eles nos permitem escalar de maneiras realmente interessantes e poderosas”.
Trasio
“A maioria das empresas está sentada em uma mina de ouro de dados nos perfis de clientes. Usamos a Zendesk para obter dados sobre interações com clientes que ninguém mais está coletando”.
Wine.com
“Adoramos a Zendesk porque sua API nos permite explorar maneiras de colocar os dados do cliente na frente dos agentes para criar uma experiência mais constante e personalizada.”
Usedesk
Mais de 450 empresas de diferentes segmentos e tamanhos potencializaram o atendimento ao cliente.Alguns clientes ao redor do mundo que conquistaram o sucesso são:
- Royal Canin;
- Sephora;
- Nutrilak;
- Haier;
- Black Tyres;
- Mobifitness;
- YaKlass;
- Mango Insurance.
A seguir, acompanhe alguns depoimentos:
MoneyMan
“MoneyMan automatizou 35% das respostas em três meses. O tempo de resposta aos clientes foi reduzido de 2 dias para 10 horas. O índice de satisfação dos clientes aumentou 10% e, agora, 70% deles avaliam o suporte como excelente”.
Samsonite
“Temos três tarefas principais: medição, controle e capacidade de trabalhar com o pedido do cliente com base no princípio de uma corrida de revezamento — faça você mesmo ou passe para outro. [...] Processar um pedido por uma semana ou quatro horas é um nível de serviço completamente diferente. Com o Usedesk, fomos capazes de resolver todos esses problemas’’’.
PayU
“Em duas semanas de implementação, a equipe começou a responder 3 vezes mais rápido. Agora, o cliente recebe uma resposta em média de 1,2 horas. Os funcionários respondem aos clientes em 2 cliques e os status não precisam ser alterados manualmente”.
Por que escolher o Usedesk
O Usedesk caminha lado a lado com seus clientes, desde o começo até o fim, pois é fundamental que sua empresa se beneficie da implantação do sistema de forma segura e sem paralisar as operações.
Além dos grandes negócios que já estão mais estruturados, as PMEs que querem escalar seus atendimentos e têm demandas específicas também são abraçadas.
O Usedesk sabe como é começar com pequenos passos e investimentos, expandindo aos poucos os horizontes. Ter um parceiro que zela pelo seu crescimento e garante suporte em todo o processo faz diferença nessa caminhada.
A personalização do serviço é você quem constrói, conforme a necessidade da sua equipe. Com a evolução do projeto, haverá momentos de feedback para implementação de melhorias e ajustes. O Usedesk deixa você sempre no controle de tudo.
Caso não esteja convencido que essa é sua melhor opção como plataforma de atendimento, entre em contato. Os especialistas estão à disposição para detalhar ainda mais sobre todas as soluções.